top of page
ARTES E CULINARIA
MAB BARRETTO
PÃO DE QUEIJO COMERCIAL "NÃO MURCHA" O VERDADEIRO PÃO DE QUEIJO MINEIRO
500g de polvilho doce
250 g de queijo meia cura ralado
150 ml de óleo
150 ml de água
150 ml de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa rasa de sal
1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
Rendimento pão de queijo coquetel 40 unidades
COMO FAZER:
Colocar para ferver o leite, a agua, o oleo, a farinha de trigo e o sal numa leiteira.
PÃO DE QUEIJO MINEIRO INGREDIENTES: 500 g de polvilho azedo de excelente qualidade 100 ml de água filtrada e fria 200 ml de leite UHT Integral frio 2/3 xícara (chá) de banha de porco industrializada (125 g) 3 ovos grandes inteiros (total líquido de 150 g ou ml) 1 colher (sopa) de sal (15 g) 1 colher (sopa) de leite UHT Integral frio (15 ml) 175 g de queijo Minas curado ralado grosso 50 g de queijo parmesão ralado grosso MODO DE FAZER: Em uma bacia coloque o polvilho azedo, regue com a água fria (100 ml) e envolva com a palma das mãos até que esteja hidratado. Reserve. Em uma panela pequena coloque o leite e a banha e leve ao fogo até abrir fervura, regue sobre o polvilho hidratado e reservado e envolva com auxílio de uma espátula e sove até obter uma massa uniforme. Deixe amornar. Junte os ovos ligeiramente batidos com um garfo em duas etapas, o sal dissolvido no leite e misture até obter uma massa homogênea. Por último adicione os queijos e envolva delicadamente. Distribua a massa pronta em uma refratária retangular grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por, pelo menos uma hora ou, se preferir até o dia seguinte. Leve os pães de queijo ao forno preaquecido à 180ºC e asse até que estejam bem crescidos e dourados (não abra a porta do forno durante o desenvolvimento dos pães de queijo em hipótese alguma). É delicioso! DICAS DO CHEF: O chef aconselha o uso, quando possível, do polvilho azedo da marca Amafil. É possível substituir a banha de porco pela manteiga com ou sem sal. Para o bom desenvolvimento do pão de queijo no forno é necessário que o queijo usado esteja bem curado (firme). O queijo parmesão traz um sabor mais marcante à receita e poderá ser substituído por queijo provolone, também mais firme. É necessário que a massa gele por pelo menos uma/duas horas antes de modelar. Boa parte do sucesso desta receita depende do forno previamente aquecido à temperatura indicada acima. Do contrário poderá não desenvolver corretamente. O forno não deverá ser aberto antes que os pães de queijo estejam dourados. Se congelados, leve-os diretamente ao forno previamente aquecido à 180ºC em uma assadeira levemente untada com óleo e asse-os da mesma forma. Não é aconselhável congelar os pães de queijo já assados. No entanto, caso isto seja necessário congele por até 30 dias, descongele e aqueça no forno à 150ºC. O rendimento será de 32 unidades com 40 g cada. CHEF ÁLVARO RODRIGUES
Coloca o polvilho numa vasilha e vai colocando o leite fervido aos poucos e misturando.
Depois de bem misturado colocar 3 ovos inteiros um de cada vez, misturando com uma colher de pau.
Depois de bem misturado acrescentar o queijo ralado.
A massa está pronta para fazer os paozinhos.
Você pode fazer tirando a massa aos poucos com uma colher e colocar em um tabuleiro untado dando um espaço para crescerem.
Pre-aqueça o forno a 180º e deixe assar por 30 minutos
Você pode congelar colocando o paozinho, antes de assar, em uma bandeja no congelador . Depois de congelado colocar em saco plastico e manter congelado.
Veja o video no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=RFPM5ra7kfo
Receita testada
- 500g de polvilho doce
- 3 ovos
- 100g de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de leite
- 1/2 (meia) xícara de óleo
- Sal a gosto
Tempo de forno: 30 minutos Medidas da xícara: 240ml
bottom of page